quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Quem é você?

Nova pesquisa mostra que os traços de personalidade são espelhados por mudanças em nossos cérebros.    Essas mudanças definem quem somos.   Para alterar a sua personalidade você precisa reconfigurar seu cérebro!                                 "Aquele que eu alimento mais."
Isto significa que a nossa reação ao mundo - as características que fazem de nós o que somos (personalidade) - tornam-se “hardwired” de acordo com os tipos de comportamento que acoplamos dentro de nós. Isso significa que, se estamos em situações que permitem recompensas positivas de socialização, então vamos nos tornar uma pessoa extrovertida, cheio de otimismo. Pelo contrário, se somos obrigados a lidar constantemente com o perigo, o medo e a dor, vamos desenvolver estruturas que reportam a sermos mais  pessimistas e negativos.
A pesquisa mais impressionante sobre os efeitos de comportamento no cérebro humano foi feito por Daniel G. Amen, MD, neurologista clínico e psiquiatra, em seu livro "Transforme seu cérebro, transforme sua vida." Meticulosamente comprovado através de varreduras do cérebro, a partir de um número de pacientes que sofriam de dependência, depressão, obsessão, raiva e impulsividade, o Dr. Amen prova que estes comportamentos estão ligados a regiões específicas do cérebro.
Mas isso não foi tudo o que o Dr. Amen descobriu. Ele observou que a terapia bem sucedida pode ser alcançada através da alteração do comportamento que propiciem certas regiões do cérebro para reconfigurar-se. Este, então, é a definição biológica de uma "cura" para a doença mental. O Dr. Amen descobriu que o cérebro não pode discriminar entre o comportamento real e o imaginário.               Assim, imaginando um comportamento, tais como em técnicas de visualização, é um método terapêutico eficaz para a cura da doença e alterar a patologia em algumas personalidades.
Um livro que se tornou viral, em alguns anos atrás, chamado "O Segredo", tinha como premissa básica a visualização, uma espécie de técnica de meditação em que um indivíduo evoca imagens visuais de um objetivo desejado, e que de alguma forma, faz com que este objetivo venha a ser alcançado. O livro foi comercializado como um meio de ganhar "o amor,  a riqueza e felicidade." Eventualmente, o livro foi criticado onde se afirmava que as únicas pessoas gerando riqueza e felicidade através do livro foram o autor e as editoras. Isso criou certa descrença à proposta do livro. Mas, na verdade, a visualização correta é um método eficaz para a mudança de personalidade.
Mas, o assunto poderá ser abordado em uma próxima postagem...
FONTE: Viewzone.com  (Neurociências a serviço da Educação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário